3 de ago de 2007

Falando sobre Orquídeas.




Vamos falar das Orquídeas Onicidium ou bailarinas, como são muito conhecidas. As Oncidium são originárias da América do sul, dão flores pequenas, mas de grande quantidade por talo. A cor das flores varia entre o amarelo, bege, vermelho e marrom. O período de floração é, geralmente, prolongado. As flores duram de 2 a 4 semanas de acordo com a variedade, mas também podem florescer o ano inteiro.

Clima:
As Oncidium normalmente são de clima temperado, plantas mais adequadas à temperatura entre 15o e 28oC. De modo geral elas resistem bem a temperaturas um pouco mais elevadas ou mesmo mais baixas desde que não permaneçam expostas por tais extremos por períodos prolongados.

Luz:
De modo geral, as orquídeas podem ficar na sombra, meia sombra, luz intensa e pleno sol, mas nesse caso apenas deve ficar sob os primeiros raios da manhã. As Oncidium gostam da meia sombra.


Rega:
Dependendo da localidade e da umidade do ambiente, é importante manter o substrato dos vasos sempre ligeiramente úmido mas nunca encharcado. O excesso de água pode apodrecer as raízes, por isso devem ser regadas somente quando o substrato estiver seco. No verão as regas têm que ser mais freqüentes, no inverno mais espaçadas.


Ventilação:
Ë essencial uma boa ventilação pois um ambiente bem arejado e ventilado vai garantir a boa saúde da orquídea.

Umidade:
É muito importante manter a umidade relativa do ar do ambiente entre 35% a 75%, em locais secos é preciso regar a orquídea com um bico de nebulização para aumentar a umidade da planta.

Pesquisa internet: Autor: Eduardo Spangher
Equipe Cyberamelia

Um ótimo final de semana a todos.

Nenhum comentário: