1 de abr. de 2007

PÁSCOA

"Comemorada por duas das maiores religiões monoteístas do mundo, o cristianismo e o judaísmo, a Páscoa tem forte simbolismo espiritual para esses grupos. Os cristãos celebram a ressurreição de Cristo - sua passagem pela morte para, enfim, renascer para uma nova existência. Os judeus, por sua vez, vêm a Páscoa como período que marca a libertação dos seus ancestrais do cativeiro egípcio.
A tradição do "Ovo da Páscoa" se baseia no costume que antigos cristãos tinham de trocar alimentos como forma de presentear. Além disso, ofertar ovos passou a ter um significado especial: da mesma forma que o ovo guarda uma vida, o sepulcro onde Jesus esteve, após a sua execução, ocultava a vida que ressurgiu na Páscoa.
Com o passar do tempo, e desenvolvimento da indústria chocolateira no século XIX, na Inglaterra, nasceu também o ovo de chocolate, que conquistou toda a Europa. O costume chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. È o caso do "Coelho da Páscoa". Como a data coincide com o início da Primavera - no hemisfério norte -, época em que a neve derrete, a vida ressurge e o coelho abandona sua toca após o período de hibernação.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. "

BOA PASCOA A TODOS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Vim retribuir sua gentil visita.
Gostei muito da sua explicação sobre a Páscoa.
bjs